sexta-feira, 30 de outubro de 2015


        O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween. Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.

A Origem do:



         Entre o pôr do sol do dia 31 de outubro e o alvorecer do dia 1º de novembro ocorre a Noite Sagrada, quando os espíritos dos mortos voltam para visitar seus antigos lares e guiar seus amigos e familiares rumo ao outro mundo, um lugar onde não há fome nem dor. Assim acreditavam os celtas, povo que habitava a Gália (onde hoje é a França) e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 a.C. e em homenagem a essa noite, eles celebravam a Festa dos Mortos.
        Pela tradição cristã, a festa em honra de Todos os Santos, originalmente celebrada no dia 13 de maio, foi transferida para o dia 01 de novembro pelo Papa Gregório III. Posteriormente, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a data fosse celebrada universalmente. Nesse dia também era celebrado o Dia de Finados, quando os católicos homenageavam seus mortos. E a noite da véspera, dia 31 de outubro, passou a ser chamada Noite de Todos os Santos, seguindo a tradição da celebração vespertina ou vigília, quando se prepara a festa na véspera (dia anterior) do dia santo.
Acredita-se que o Halloween – ou o Dia das Bruxas, como é conhecido nos países de língua portuguesa – tenha surgido da junção das duas tradições, quando a fé cristã subjugou as chamadas religiões pagãs. 
      
        O termo possivelmente é uma contração da expressão All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos) que passou pelas formas All Hallowed e All Hallow Een até chegar em Halloween. Alguns elementos de uma e da outra tradição se manteve, mas a maior parte do conceito da data e da festa sofreu profundas mudanças ao longo dos séculos, resultando numa comemoração bastante distante de suas origens.
      
       Atualmente a festa é parte importante da tradição e da cultura de países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Inglaterra. Das origens da tradição, restou a alusão aos mortos. O costume dos disfarces ou fantasias foi possivelmente incorporado à festa na França por volta dos séculos XIV e XV. A famosa tradição da distribuição de doces às crianças tem origem em um costume medieval praticado no Dia de Finados quando as crianças batiam de porta em porta pedindo o “bolo das almas” em troca do qual ofereciam uma oração pelas almas dos familiares falecidos de quem os presenteavam com a guloseima. A decoração funesta e macabra é creditada a crença de que tais artifícios teriam o poder de afugentar os maus espíritos. E dessa sala cultural nasceu o Halloween como conhecemos hoje e que chegou ao Brasil graças a enorme influência cultural exercida pelos Estados Unidos.


Qual o melhor jeito de comemorar essa data?! Lendo ótimos títulos com climas sombrios e assustares. Abaixo segue uma lista de alguns livros de horror que devem ser lidos na noite mais assustadora do ano! 


Autor: Stephen King
Ano: 2013
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 200


Sinopse: O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.


Autor: Robert Bloch
Ano: 2013
Editora: DarkSide® Books
Número de páginas: 240

Sinopse: Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.
O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960.

Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.
Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.

Autor: Josh Malerman  
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Autor: Trudi Canavan                   
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 446
Serie: Trilogia do Mago Negro

Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.


Autor: Stephen King      
Ano: 2014
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 1104

Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


Autor: John Russo          
Ano: 2014
Editora: DarkSide® Books
Número de páginas: 320

Sinopse: A DarkSide® desenterra mais um clássico do terror e vai direto na fonte: A Noite dos Mortos-Vivos, considerado uma das maiores obras-primas do gênero e um livro obrigatório para os fãs de The Walking Dead, Resident Evil, Orgulho e Preconceito Zumbi e tudo aquilo que englobe os carismáticos comedores de cérebros.

Se hoje os zumbis estão em alta é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-Vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-Vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana.

O próprio John Russo (que também atua no clássico de 1968 como um zumbi) adaptou a história do filme neste romance que a DarkSide® traz para o Brasil. A Noite dos Mortos-Vivos inclui ainda uma surpresa para os leitores: o texto integral da sequência do clássico, que nunca chegou a ser filmada, chamada de A Volta dos Mortos-Vivos (não vai confundir com a comédia trash de 1985, que também contou com Russo no time de roteiristas). Depois de 45 anos, finalmente é publicado no Brasil o romance do filme que marcou gerações.

Autor: L. J. Smith
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Número de páginas: 255
Série: Círculo Secreto

Sinopse: A Iniciação é o livro que deu origem à série de TV Secret Circle! A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.

Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries.


Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Número de páginas: 361
Série: The Walking Dead

Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos.

Neste livro os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.

Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award.
Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV.







 Espero que tenham gostado do post! Feliz dia das Bruxas.  

5 comentários: