quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Como cuidar dos seus livros na estante

Como cuidar dos seus livros na estante

    Hoje vim falar de uma coisa que é importante para todo leitor, como devemos cuidar nos nossos livros na estante?! Parece bem simples né?! Mas o que muitos não sabem, é que cuidar dos livros é algo que requer muito esforço, cuidado e dedicação. Se você não mantém um sistema básico de limpeza você poderá comprometer a integridade do livro, fazendo assim ele durar bem menos.

     Quem aí não tem na estante um livro todo amarelado, marcado pelo tempo?! Eu mesma tenho vários assim, mas com o decorrer do tempo, fui aprendendo como cuidar melhor dos meus livros.  Então, vamos as dicas?!

1.       Ao organizar seus livros, nunca, nunca coloque eles deitados um por cima do outro. Isso pode danificar os livros que ficam por baixo de todos. Sem contar que manter os livros retos fica bem, mas fácil de encontra-los e pega-lo.

2.       Para quem quiser evitar problemas com traças e cupim, vai uma dica, não muito agradável. Usar bolinhas de naftalina ou cravo-da-índia, e espalhar um pouco de querosene nas prateleiras com uma flanela, pode evitar a infestação de bichinhos. Depois que usar o querosene espere um determinado tempo antes de organizar seus livros na estante novamente.

3.       Para fazer a limpeza dos livros, antes de passar qualquer produto na estante, lembre-se de tirar o excesso de poeira com um pano seco passando pelas capas, lombadas e bordas das páginas. Depois que os livros tiverem limpos, hora de limpar as prateleiras. Use uma flanela e um lustra móvel a sua escolha, espere secar e arrume seus livros do jeito que preferir, sem se esquecer da dica número 1.

4.       Agora vamos falar das estantes, o ideal são as estantes sem portas, pois o ar circula melhor entre os livros evitando qualquer danificação. Não se esqueça de deixar espaço entre os livros, nada de encher sua estante até não caber mais livros. Você pode achar que não, mas os livros também precisam respirar. Mantenha seus livros sempre em lugar fresco e arejado, para evitar que as folhas mofem ou fiquem amareladas.

5.       Nunca embale seus livros com plásticos, já vi muitas pessoas embalando seus livros com plásticos para evitar que sujem ou fiquem amarelados, mas o que ninguém sabe é que esse tipo de prevenção só piora na conservação dos livros, como eu disse na dica 4, os livros também precisam respirar.

6.       Evite também comer ou beber quando estiver lendo um livro. Sei que muitos adoram tomar um café ou chá da hora da leitura (sou uma dessas pessoas) mas você corre um grande risco de derramar por acidente alguma coisa no seu livro, e isso não seria nada bom.

7.       Na hora de pegar um livro na sua estante, evite puxa-lo pela lombada, isso danifica o livro. Deixando espaço entre os livros ajuda na hora de tira-lo da estante.

8.       Deixe seus livros armazenados longe do sol. A exposição solar danifica o livro.

9.       Mantenha uma limpeza de pelo menos uma vez por mês ou de 15 em 15 dias. A limpeza e cuidado pode garantir uma longa durabilidade dos nossos queridos livros.

10.   Depois disso, descanse e aproveite bem um bom livro. 

Errado: Nunca deixe os livros emprensados


Certo: Deixe espaço entre eles


Maneira correta de puxar os livros



Errado: Nunca coloque os livros empilhados



Limpe a prateleira com uma flanela e lustra móveis de sua preferência 



Espero que tenham gostado das dicas.



Tenham uma ótima leitura .

Beijos @danicris8








8 comentários:

  1. Adorei as dicas, tadinho dos meus livros eles ficam todos espremidos rs. Não sabia que podia passar lustra moveis...tenho medo de manchar os livros nunca passo ��
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wal! Que bom que gostou das dicas. Ah, os meus também ficavam bem espremidos, até que aprendi essa técnica. Até que estou gostou deles mais soltos na estante. Aah, lustra moveis só na prateleiras, ok?! Eu espero secar bem antes de colocar os livros novamente.
      Beijos.

      Excluir
  2. Boas dicas! Ai, ai, cuidar dos livros é terapeutico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, irmão! Terapêutico e cansativo, agora passo quase duas horas para arrumar tudo. Quanto mais livro, mais tempo eu leve. haha..

      Excluir
  3. Amei as dicas, faço algumas sem notar. Não sou muito neurótica com isso mas é sempre bom manter eles bem cuidados né ><

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou neurótica, Cin. Mas realmente é muito bom manter eles bem cuidados. E quanto mais tempo eles durarem para mim está ótimo!

      Beijinhos.

      Excluir
  4. adoramoss!!! e tomei a liberdade de compartilhar la na pagina do nosso blog... bjooo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenham gostado e muito obrigada por compartilhar! :)
      Vou seguir vocês no blog e lá no facebook também.

      Beijos :)

      Excluir