sábado, 15 de agosto de 2015

Vida de Autor

J.K. Rowling

Biografia

Joanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive.

Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos. A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro.

Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.

O segundo título da série, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi publicado em julho de 1998 e chegou ao topo das paradas dos livros adultos mais vendidos por um mês após a sua publicação. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.

O quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Ele rapidamente quebrou todos os recordes de maior número de livros vendidos no primeiro dia de publicação no Reino Unido.Harry Potter e a Ordem da Fênix foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” como o livro mais rapidamente vendido da história. Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.

O sétimo e último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. Animais fantásticos e onde habitam e Quadribol através dos séculos foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.

Em dezembro de 2008, Os Contos de Beedle, o Bardo foi publicado em prol do Children’s High Level Group (agora Lumos).

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA. Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.

Outras Obras

Em 2012, J.K. Rowling publicou o seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que agora já se encontra disponível em 44 línguas.

J.K. Rowling também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith, que foi publicado em 2013, antes de Rowling ser revelada como autora, 1.500 cópias do livro foram vendidas desde o seu lançamento em abril de 2013. O livro pulou da 4709.ª posição para o primeiro lugar da lista de best-sellers na Amazon.com depois da revelação da autoria, em 13 de julho de 2013. O Segundo livro da série Cormoran Strike, chamado, O Bicho da Seda, foi publicado em 2014. Career of Evil é o terceiro livro da série Cormoran Strike, que está previsto para ser lançado nos Estados Unidos em 20 de outubro de 2015 e no Reino Unido em 22 de outubro de 2015. No Brasil e em Portugal ainda não há data certa.   Career of Evil, é o terceiro da série altamente aclamada que caracteriza detetive particular Cormoran Strike e sua assistente Robin Ellacott. Um mistério diabolicamente inteligente com reviravoltas inesperadas em cada esquina, é também uma história emocionante de um homem e uma mulher em uma encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.

J.K. Rowling está atualmente escrevendo um roteiro para cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um roteiro original ambientado no mundo da mágica, muito familiar aos fãs de Harry Potter. Ele marca a sua estreia como roteirista e o início de uma nova série de filmes em parceria com a Warner Bros.

J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.

@danicris8

Nenhum comentário:

Postar um comentário